Rádio Rosas da Boa Vista

Stream status

Visitantes

Meu blog

Wednesday, September 07, 2011

 Reivindicação é intensificado pela libertação dos cinco cubanos presos

Havana, 6 set (AIN-RHC) Um dia de solidariedade para a libertação de cinco cubanos presos em cárceres dos EUA está se intensificando em diversos países.

altCientos de cartas foram enviadas de Namíbia para presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que exige justiça para Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando Gonzalez.

Nessas cartas também pediu a Washington a extraditar para a Venezuela confessou terrorista Luis Posada Carriles, autor intelectual de vários crimes, incluindo a sabotagem ao avião cubano em Barbados, em 1976, que matou 73 civis.

Os participantes também chamado para o dia do bloqueio dos EUA contra Cuba.

Sindicatos, associações de ex-alunos no país caribenho e Namíbia-Cuba amizade tem chamado para uma marcha popular contra a Embaixada da U. S. em Windhoek, a capital da nação sul-Africano, para a próxima segunda-feira 12 de Setembro.

Haverá também reuniões e palestras Atualização sobre o tratamento do caso de Cuba, bem como fornecer entrevistas sobre o assunto para vários órgãos de imprensa.

Televisão nacional da Namíbia (NBC-TV) de transmissão as relações de série Cuba cubana, obras que revelam e confirmam a continuidade das ações terroristas organizados a partir dos Estados Unidos contra a ilha

Enquanto isso, o Comitê Equatoriano para a Justiça e Liberdade para os Cinco cubanos presos nos os EUA há 13 anos para defender seu povo contra o terrorismo, ea embaixada de Cuba, anunciou um dia de actividades.

Sob os auspícios do Equador coordenação também de amizade e solidariedade com a ilha, instituições e agências no país, o dia foi inserida em um esforço global para processar o presidente Barack Obama a liberação de Gerardo Hernández, Fernando González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino e René González.

Na segunda-feira 12 de setembro na sala de Havana Pareja Alfredo da Casa de la Cultura Benjamin Carrion o documentário Deixe a favor reais terroristas stand up, produzido e dirigido por Saul Landau EUA.

Este é um documento histórico de primeira ordem as relações entre os EUA e Cuba nos últimos 52 anos, onde terroristas e ex-membros da CIA aparecem na câmera para falar sobre suas ações criminosas contra Cuba desde 1959.

Na quinta-feira 15, no Ministério da Cultura abriu a exposição de cartoons Amor Humor e tudo pode, Gerardo Hernández, herói da República de Cuba, injustamente condenados em Miami a duas penas de prisão perpétua mais 15 anos para lutar contra o terrorismo.

20, o Instituto Nacional de Estudos Avançados, dará uma palestra sobre o embaixador de Cuba, Jorge Rodriguez, sobre o mesmo assunto e nos dias 1 e 2 de Outubro será um ato litúrgico em solidariedade com os Cinco em uma igreja luterana neste capital.

Para o 06 de outubro está prevista para entrega na Embaixada U. S. aqui em uma carta ao presidente Obama assinou por milhares de equatorianos exigindo a libertação de cubanos.

Nesse mesmo dia, na América Latina Christian University, para comemorar o 35 º aniversário do bombardeio de um avião civil avião da Cubana em Barbados, será realizada a noite cultural "Cantai ao Equador Heróis com artistas cubanos e habitantes locais.

Outras actividades terão lugar nas cidades de Guayaquil, Cuenca, Riobamba, Portoviejo e Machala.

Além disso, os venezuelanos de diferentes movimentos sociais se reuniram hoje em Caracas para exigir a libertação dos Cinco.

A reunião, realizada na Casa José Martí Américas eram representantes da Frente da Mulher e da Amizade Bicentenário Movimento e solidariedade mútua Venezuela-Cuba.

Durante a atividade os participantes reiteraram solicita uma audiência justa para Antonio Guerrero, Gerardo Hernández, Fernando González, Ramón Labañino e René González.

Nesse sentido, o deputado à Assembleia Nacional Faria Jesus disse que os combatentes estão mostrando a dignidade do povo cubano.

Da Venezuela, onde é a construção de uma sociedade justa e igualitária, dizemos que os EUA não tem autoridade moral para julgar os cinco heróis para combater o terrorismo e os grupos decadente na Flórida.

Faria disse que toda a América Latina formas um movimento em direção ao socialismo, que visa promover uma sociedade justa.

Por sua parte, Rep. Maria Leon disse que uma das tarefas das frentes venezuelana é saber a verdade da situação do terrorismo, que logo se transformará 13 anos de prisão injustificada.

A reunião também participaram o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros para a África, Reinaldo Bolívar, que disse que o trabalho de grupos que apóiam os Cinco, é importante porque concentra-se na sensibilização para a sua luta.

Por sua vez, Eneida Villanueva, o Movimento de amizade mútua e da Solidariedade Venezuela-Cuba informou que até setembro próximo 12 neste país será realizada fóruns e atividades através de diversos meios para informar as pessoas sobre o processo que são submetidos.

Farias disse que é necessário para divulgar o fato e, então, organizar uma plataforma permanente, circunstanciais, para manter os esforços nacionais e internacionais para a pressão permanente e assegurar que a liberdade.

Ele lembrou que nas últimas décadas tem havido vários casos de prisioneiros americanos, que foram libertados pela força das demandas de movimentos de solidariedade.

No caso dos cinco lutadores cubanos devemos dar a nossa contribuição nessa direção, disse ele.

Em sua opinião, devemos trabalhar e coordenar todas as expressões de luta em que os meios de comunicação desempenham um papel importante para mostrar as ações realizadas em todas as niveles.o.



No comments: