Rádio Rosas da Boa Vista

Stream status

Visitantes

Meu blog

Thursday, December 03, 2015

Levino Ferreira, o Mestre Vivo


 Em 2 de dezembro de 1890 nascia: LEVINO FERREIRA:
O Maestro Levino Ferreira da Silva nasceu no dia 2 de dezembro de 1890, numa modesta casa da antiga Rua da Lama, na cidade de Bom Jardim - terra dos Pau darcos, berço natal de grandes musicistas - em Pernambuco.

Era filho de João Ferreira da Silva e de Maria Bemvinda do Amor Divino.
Começou a estudar música muito cedo e aos 10 anos de idade o povo já o admirava porque já compunha. 

O primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi a Trompa, na Banda do maestro Tadeu Ferreira.
Estudou com os professores José Ferreira de Souza Sedícias, Ascendino da Mota Silveira, Cazuza Ferreira e Pompeu Ferreira.
Em todo seu aprendizado só fora preciso receber 80 aulas, daí por diante ele aprendeu sozinho.
Aprendeu a tocar todos os instrumentos de uma banda, tomando o lugar de qualquer músico que faltasse aos ensaios ou às apresentações em público. 

Em 1912, o Mestre Vivo - apelido pelo qual era conhecido por ter sido considerado morto quando contava 12 meses de idade - era diretor e regente da Banda Musical 22 de Setembro.
Exerceu as funções de Maestro nas cidades de Bom Jardim, João Alfredo, Salgadinho, Limoeiro e na antiga Queimadas, viajando a cavalo. 

Aos 36 anos de idade, Levino Ferreira casou-se com a senhorita Almerinda Amélia da Silva, de 21 anos, na Igreja de João Alfredo, no ano de 1926, celebrado pelo padre João Pacífico.
Depois de casado só passou seis meses em Bom Jardim porque o General do Frevo, José Gonçalves Júnior - mestre Zumba - o levou para Limoeiro para reger a banda Independência.
Em Limoeiro, ele ministrou aulas de Piano, Violão, Bandolim e Violino; dentre os seus inúmeros alunos, citamos Carminha Negromonte, Dona Lia Mota, Lourdinha Heráclio, Geralda Magalhães, Antônio José de Oliveira (mestre Caramuru).

Ainda em Limoeiro, organizou orquestras de frevo e ensaiava de portas fechadas no local onde é hoje a gráfica do senhor Antônio Demétrio.

No comments: